Seguidores

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O cheiro das nossas recordações

     
    Esses dias eu me perguntava se em um blog de artesanato, os temas de postagens não deveriam ser sempre sobre artesanato: peças novas, passo a passo, vendas e etc. Mas somos tão cheios de sentimentos, que nossas atitudes são sempre movidas por inspirações, mesmo que a gente nem perceba. Então, concluí que, quando buscamos sites e blogs de artesanato, procuramos inspirações, que podem ser através de uma dica que faltava, de um molde ou de palavras que vieram na hora certa ou mesmo sem hora marcada, caíram bem. 
    Hoje não trago uma peça nova, mas uma reflexão que talvez um ou outro de vocês possa pensar e dizer: é, isso também acontece comigo...os cheiros que nos fazem lembrar de momentos e pessoas, lembrar de algo inesquecível, os cheiros das nossas recordações!!

"Sabe aquele cheirinho de bolo de canela que te lembra os finais de semana com a família reunida ou aquele perfume que te leva de volta à infância? Pois então, a lembrança a qual esse cheiro remete está associada a um tipo de memória mais comum do que valorizada, conhecida como memória olfativa. Como a visual ou auditiva, a memória dos cheiros conecta lembranças aos aromas sentidos em determinadas situações ou lugares. Todos nós temos um aroma gravado em nossa memória. Qual é o seu?"                             (http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=8260)
 
    Os cheiros de lembranças são muitos: 
   Voltando uns vinte e cinco anos, lembro da minha salinha do jardim da infância, com cheiro da madeira dos armários, cada um identificado com nossa foto e do cheiro de giz de cera, que nessa fase usávamos quase diariamente. 
    Lembro dos sábados pela manhã, de andar de balanço, enquanto na cozinha minha mãe preparava frango com molho e pra beber suco de limão, se eu fechar os olhos quase posso sentir o cheiro daquele molho. 
    As vezes sinto o cheiro do hotel que me hospedei na Disney a muitos anos atrás, e só de sentir o mesmo cheiro, meu pensamento voa direto para aqueles momentos tão bacanas que vivenciei naquela viagem. Cheiro do hotel, cheiro de uma viagem legal, cheiro de uma lembrança boa!
   Sinto cheirinho de mato aqui onde moro, porque tem uma pequena área de preservação bem do lado e esse cheiro tão refrescante faz minhas lembranças viajarem lá para Livramento, quando eu acordava na casa da minha tia, ia até a porta dos fundos, olhava pro pátio e sentia aquele cheiro tão bom de ar puro. Que bom ter cheiros iguais por ai para remeter nossos pensamentos a recordações felizes.
   Determinadas cervejas tem um cheiro diferente que me fazem lembrar os almoços de sábado na casa do meu tio que já se foi e que fazia churrascos como ninguém. Não tinha nenhum bebum não, é só um cheiro que me lembra aqueles momentos felizes e singelos em família.
    Tem um cheiro que me inspira muito no ateliê: comecei a fazer aulas na Lu Gastal, foi meu primeiro contato com um ateliê de verdade e com o que realmente se faz em um lugar assim. Lembro das minhas aulas e de aprender a usar água perfumada na hora de passar os tecidos. Aquele perfume era forte, nem era meu aroma preferido, mas em todas as aulas, a gente podia usar se quisesse. Até que resolvi comprar um pote do perfume pra usar no meu ateliê, que na época nada mais era que minha mesa do computador. E até hoje, sempre que uso o tal perfume, seja nas encomendas ou peças minhas, é como se baixasse em mim uma inspiração maior, como se a partir daquele momento que borrifei o perfume, aquele trabalho passasse a ser muito mais profissional, mais verdadeiro, mais real, como era naquele ateliê. E ai o dia rende e me sinto a mais empreendedora das artesãs rsrs
    Quando sinto cheiro de bolacha, tipo maizena, me lembro da minha amiga Natália, de brincar no quarto dela, não sei porque, nem lembro se ela comia tanta bolacha assim...rsrs. Está ai um cheiro que não sei bem explicar, mas o fato é que me faz lembrar de quando brincávamos juntas.

   
    São muitos os cheiros de nossas lembranças: cheirinho de um filho quando bebê, cheirinho de casa de vó, cheirinho de uma casa que não moramos mais, de uma roupa que gostávamos muito, do primeiro carro, cheirinho da festa de quinze anos, do dia do primeiro beijo...Cada um, no fundo tem os cheiros de uma memória, e felizmente, uma hora ou outra eles surgem de novo para nos fazer lembrar de coisas boas que vivemos.

2 comentários:

  1. Que lindo querida, minhas lembranças sempre vem acompanhadas de aromas e amo muito isso, pois voltamos naquele momento e nossas emoções afloram como se estivessemos na mesma cena. Obrigada por este post tão amoroso que me fez recordar de momentos felizes de minha infância. Um beijão!!!

    ResponderExcluir

  2. Olá, passei para conhecer o seu blog gostei muito e já estou te seguindo, também sou Blogueira Unida, e te convido a conhecer meu cantinho e se gostar me siga também...
    www.bybeiju.blogspot.com.br , bjim e até lá!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...